Aprenda de uma vez como estudar raciocínio lógico para concursos

3 minutos para ler

Muitas pessoas têm dificuldade para estudar raciocínio lógico para concursos, especialmente porque parece se tratar de uma matéria muito complexa, entediante e trabalhosa. Essa disciplina merece a atenção dos concurseiros, pois está presente nos mais almejados concursos públicos brasileiros.

Além disso, para se dar bem nessa disciplina, o concurseiro deve entender que ela é bastante diferente de outras matérias, como português e direito. Por esse motivo, exige um método diferenciado de preparação.

Se você deseja saber mais sobre esse tema, descobrir como estudar da maneira correta e aprender a identificar questões de raciocínio lógico, acompanhe este post. Vou apresentar todos os detalhes.

Leia a questão mais de uma vez

Um dos grandes segredos para acertar as questões de raciocínio lógico é conseguir entender e interpretar cada um de seus enunciados. Para isso, é fundamental ler a questão mais de uma vez e se certificar de que nenhum ponto foi deixando de lado na primeira leitura.

Sublinhe as partes mais importantes da questão

Como mostrei no tópico anterior, depois de ler a questão pela primeira vez, é interessante realizar uma nova leitura para entender pontos que podem ter passado despercebidos. Nesse momento, também é importante sublinhar as partes mais importantes do enunciado com o objetivo de destacá-las.

Assim, se precisar consultar o enunciado novamente durante a resolução da questão, você conseguirá identificar com facilidade os dados mais importantes e não perderá tempo — o que costuma ser muito valioso em uma prova.

Powered by Rock Convert

Confira a resposta

Após ler a questão, sublinhar os pontos importantes e finalmente resolvê-la, ao contrário do que muitos concurseiros pensam, ainda não chegou o momento de seguir para a próxima pergunta.

Depois de resolver uma questão de raciocínio lógico para concursos, é fundamental conferir se o resultado obtido está correto, uma vez que ela pode ter pegadinhas. Para isso, o ideal é responder novamente e observar se você consegue chegar à mesma solução.

Atente-se ao tempo de realização da prova

Um erro comum entre os concurseiros é gastar tempo demais durante a solução de questões de raciocínio lógico, esquecendo que a prova tem tempo limitado e ainda conta com perguntas de outras disciplinas.

Para se acostumar com o ritmo do exame, é importante treinar a resolução de questões de raciocínio lógico cronometrando o seu tempo e, no dia do certame, atentar-se ao relógio para não perder mais tempo do que o previsto com essa disciplina.

Agora que você aprendeu de uma vez por todas como estudar raciocínio lógico para concursos, coloque as minhas dicas em prática quanto antes para melhorar o seu desempenho nessa importante disciplina e conquistar o seu sonhado ingresso em um cargo público ainda mais rápido.

Além disso, lembre-se de que outros pontos também são importantes durante a preparação para aprender raciocínio lógico para concursos, como realizar questões de provas anteriores, estudar macetes, entre outros.

Se você gostou das dicas que apresentei neste post, compartilhe-o nas redes sociais e ajude os seus amigos a aprenderem como estudar raciocínio lógico para concursos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário