Macetes para concursos que te ajudarão a fazer uma boa prova

4 minutos para ler

Para os concurseiros de plantão, aguardar o dia da prova é um momento de estresse e ansiedade. São inúmeras horas estudando, revisando matérias, buscando se concentrar e memorizar tudo que está sendo aprendido. No entanto, além disso, existem alguns macetes para concursos públicos que você precisa conhecer.

Afinal, essa é uma das chances de ter estabilidade profissional, bom salário, garantia de benefícios, um futuro seguro e tranquilo. Todavia, mesmo com tanto conhecimento adquirido, é necessário ter equilíbrio emocional. Diante disso, veja, neste artigo, dicas para que se saia bem e consiga a tão sonhada aprovação. Podemos começar?

Entenda a importância de uma preparação de qualidade em longo prazo

A partir do momento que você decide prestar um concurso público, é preciso fazer um planejamento de estudos, pois organizar o tempo é essencial para que consiga estudar todas as disciplinas. Verifique, ainda, quais são os melhores horários, para que não fique interrompendo esse período. Mesmo que o certame seja mais distante, iniciar o quanto antes, o deixará mais preparado.

Sendo assim, faça esquemas e resumos do que considera importante em cada matéria. Resolva também o máximo de exercícios que puder, inclusive, pegue as provas anteriores para que possa estudar por elas. Desse modo, você se familiariza com o estilo da banca organizadora. Outro detalhe relevante é não deixar para aprender um tema que não tem tanto domínio nas últimas semanas. Além desses, há outros macetes que você deve saber, continue a leitura e confira.

Veja o que fazer na semana da prova 

A expectativa nestes dias é alta, muitos concurseiros não dormem direito, mal comem, ficam irritados, entre outros fatores. Contudo, lembre-se que manter o controle e equilíbrio emocional é um investimento pessoal para que esses fatores não revertam contra você e seus esforços., prejudicando seu desempenho na prova.

Dessa forma, na semana da prova, priorize as revisões e treino de exercícios. Além disso, diminua um pouco o ritmo de estudos para estar bem descansado, dê apenas uma revisada, sem cobranças, para ativar o raciocínio e trazer à memória recente os pontos mais importantes. Isso ajudará na análise das questões, pois uma mente cansada cai nas pegadinhas das bancas.

Powered by Rock Convert

Saiba como agir no dia da prova

Verifique, dias antes, o local da prova e o que deve ser levado. Antes de ir, considere o congestionamento do trânsito e a dificuldade para estacionar. Assim, chegue com 1 hora de antecedência com seus documentos de identificação, caneta azul ou preta, lápis e borracha, conforme indicação do edital.

No dia, alimente-se bem para que não sinta fome durante a prova. Se puder, evite refeições pesadas, bebidas alcoólicas e produtos que podem causar sonolência. Já que não poderá sair da sala até terminar o exame, vá ao banheiro antes, leve também uma garrafinha de água, para caso sentir sede. Ao chegar ao lugar da prova, desligue o celular e outros aparelhos eletrônicos.

Mantenha a calma no momento da prova 

Quando o fiscal deixar a prova do concurso na sua mesa, medite, ore, respire e assuma o autocontrole com tranquilidade. Quando ele autorizar o início do certame, espere todos virarem a folha para só depois você calmamente começar a avaliação. Olhe a prova por inteira, familiarize-se com sua formatação e decida por qual matéria começará.

Uma orientação fundamental é dar preferência para as matérias que você tem mais domínio, resolva as questões calmamente. Quando faltar uma hora para acabar, marque no cartão de resposta os exercícios resolvidos.

No entanto, jamais faça a revisão de uma resposta por ter considerado que estava muito fácil ou óbvia, muitos se arrependem depois. Desta maneira, acredite na primeira mensagem que seu cérebro enviou, normalmente, é o que está correto.

Lembre-se que a prova é um dia na sua vida em que você terá mais oportunidade de crescer profissionalmente. Mesmo os certames sendo muito concorrido, não se esqueça de manter um estudo de qualidade, buscar práticas que o auxiliem nos resultados e dos macetes para concursos. Ainda que não seja aprovado neste, persista até atingir sua conquista. Lembrando que você conquistou aprendizado de conteúdos que te deixam cada vez mais forte e preparados para outros desafios concurseiros.

Viu quantas dicas interessantes? Compartilhe o artigo nas redes sociais para que mais concurseiros possam aprender.

Você também pode gostar

Deixe um comentário