Quais são os requisitos básicos para ser um servidor público?

6 minutos para ler

Devido às dificuldades do mercado e a incerteza de que o emprego será mantido em empresas privadas, as pessoas veem o concurso público como uma forma de ter uma vida estável e trabalho garantido.

O caminho pode ser difícil, envolver muitas horas dedicadas a estudos, cursos e provas. Às vezes, como é a realidade de muitos brasileiros, tudo isso precisa ser conciliado com o emprego atual.

Se você deseja entrar no mundo dos concursos, leia este post até o fim, pois vou mostrar os requisitos para ser servidor público e também as vantagens disso. Boa leitura!

Quais são as vantagens de ser servidor público?

Quando pensamos em concurso público, visamos apenas a estabilidade e o salário, mas existem outras vantagens proporcionadas por esses cargos. Vou mostrar cada uma delas abaixo.

Estabilidade

Em uma economia em desenvolvimento, diante de instabilidade tanto interna como externa, que nos afeta diretamente, um cargo no serviço público é visto com bons olhos.

Pelo fato de caminhar na onda contrária das crises que atingem todos os setores, principalmente o trabalhista, você terá estabilidade e a garantia de noites tranquilas de sono ao se tornar concursado.

Entretanto, para chegar à estabilidade que o cargo público oferece, o funcionário é avaliado nos três primeiros anos, período que é conhecido como estágio probatório. Depois desse tempo de experiência, o único motivo para ser desligado é sofrer um processo administrativo disciplinar, com ampla defesa, e ser condenado com demissão.

Jornada de trabalho definida

O servidor público tem a jornada de trabalho definida desde o edital do concurso — geralmente são de seis a oito horas diárias, dependendo do cargo a ser ocupado.

Além disso, há flexibilidade quando o assunto é licença, pois o servidor federal, por exemplo, pode ficar afastado por até três anos para tratar de assuntos particulares (artigo 91, Lei 8112/1990). Esse período não é remunerado, mas o cargo é garantido quando quiser voltar.

Para estudos de pós-graduação, é possível se afastar pelo tempo necessário para concluir o curso — até 03 anos no caso do mestrado e até 04 anos durante o doutorado (artigo 96-A, Lei 8112/1990). Diferentemente do que ocorre na licença para assuntos particulares, o servidor continua recebendo seu salário.

Não exige experiência prévia

Para exercer o cargo que foi conquistado por meio do concurso, em regra, não é necessário ter experiência, inclusive, é muito comum que as pessoas cheguem aos órgãos públicos sem conhecimentos práticos.

Por isso, o serviço público é visto como democrático — qualquer pessoa acima de 18 anos pode conseguir um cargo. Claro, existem concursos bastante específicos que requerem determinadas qualificações, mas, ainda assim, existe uma gama de editais que não têm essa exigência.

Qualidade de vida

A qualidade de vida no serviço público está ligada, sobretudo, à carga horária fixa, porque dificilmente funcionários públicos precisam fazer hora extra. Com essa vantagem, sobra mais tempo para dedicar à sua vida fora do trabalho, fazer novos cursos, cuidar da saúde e ficar com a sua família.

Powered by Rock Convert

Além disso, alguns órgãos públicos têm recesso no fim do ano, uma folga extra para poder desfrutar ainda mais do descanso ou viajar.

Salários atrativos

Como mostrei, além da estabilidade, os candidatos consideram a remuneração dos cargos públicos, pois, geralmente, eles oferecem salários mais altos do que empresas privadas e muitos outros benefícios.

Dependendo do cargo, se você tem apenas o ensino médio, é possível receber salários bastante acima da média, por exemplo, 10 mil reais por mês.

Quais sãos os requisitos para ser servidor público?

Para se tornar um servidor público, existem alguns requisitos que o candidato deve cumprir, além de passar no concurso, claro.

Listei abaixo para você:

  • aptidão física e mental;
  • 18 anos completos;
  • nível de escolaridade exigido para o cargo;
  • quitação das obrigações eleitorais e militares.

Dependendo do cargo que você deseja, pode ser necessário cumprir outros requisitos. Por isso, sempre leia o edital atentamente para evitar surpresas futuras e conseguir assumir a vaga que tanto quer.

Quais são os passos para trabalhar no serviço público?

Depois de tomar a decisão de ir para a carreira pública, é necessário se preparar para conseguir lidar com a vida de concurseiro, ainda mais se precisar conciliar os estudos com o trabalho.

Desenvolva controle emocional

O primeiro e mais importante passo é manter o controle emocional para que você tenha uma boa rotina e sucesso nos estudos. Para isso, é essencial dormir bem, ter uma alimentação equilibrada e saudável, além de separar um tempo para descansar a mente e fazer coisas de que gosta.

Fique de olho nos editais

É sempre bom se atentar aos editais, principalmente os previstos, pois assim você tem mais tempo para estudar e pode se basear nas diretrizes dos concursos anteriores. Muitos concurseiros ficam de olho nos editais justamente para isso.

Faça um plano de estudos

Fazer um plano de estudos é essencial para ter disciplina e conseguir aprender todos os assuntos exigidos no edital. Por isso, analise sua rotina e inclua nela um plano de estudos que contemple as aulas e os exercícios.

Defina seus métodos de estudo

Cada um tem uma forma específica de estudar e isso não é diferente no caso dos concurseiros. Por isso, crie um método de estudo que se adapte ao seu estilo de aprendizagem. Para identificá-lo, vale fazer testes, pois a estratégia utilizada na época da escola ou faculdade pode ter deixado de ser adequada para você.

Há muitos detalhes que devem ser seguidos com atenção e requisitos para ser servidor público, mas, com um bom planejamento, tudo se torna possível. Estude e pesquise mais as suas áreas de interesse para dar o primeiro passo nessa jornada. Valerá muito a pena.

Gostou das dicas que trouxe neste post e das informações sobre os requisitos para ser servidor público? Deixe um comentário para continuar essa conversa ou sanar suas dúvidas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário