Como estudar para concurso público? Confira 6 passos importantes

6 minutos para ler

Saber como estudar para concurso público é essencial para conquistar a tão sonhada aprovação. Entretanto, para que isso seja possível, é necessário ter organização e determinação com os estudos. Dessa forma, fica mais fácil de o concurseiro ter sua nomeação de forma mais rápida e eficiente, visto que ele já sabe qual o caminho certo para trilhar nessa jornada. 

Pensando em ajudá-lo a entender melhor sobre como estudar para concurso público, preparei seis passos importantes para alcançar a aprovação. Vamos lá?

1. Escolher a área desejada

Se você deseja iniciar a carreira no serviço público, antes de começar a estudar, tenho uma dica valiosa para te dizer: pense na área que pretende atuar e dedique seus estudos a ela. Ao fazer isso, garante-se que seus esforços estarão mais concentrados nas disciplinas específicas para o certame almejado. Ou seja, é possível estudar as mesmas matérias várias vezes, o que tende a ajudar no aprendizado e na fixação do assunto de forma mais eficaz. 

A partir disso, suas chances de conseguir ser bem avaliado nas provas aumentam de forma significativa. Portanto, antes de tudo, ponha em prática esse primeiro passo e veja se você tem mais aptidão para as carreiras fiscais, policiais ou tribunais, por exemplo. 

2. Buscar por editais nos lugares certos

Os editais são a porta de entrada para você começar a programar os seus estudos para os concursos públicos que pretende fazer. Por isso, é muito importante saber onde buscá-los. Hoje em dia, com a ajuda da internet, é possível encontrar esses editais de forma simplificada, por meio dos buscadores da web. 

Dessa forma, você consegue acessar os sites das bancas organizadoras dos certames e saber tudo sobre determinado concurso, como cronograma, disciplinas que precisam ser estudadas, horário do exame, pré-requisitos para candidatura, entre outros pontos pertinentes. 

Mas cuidado na hora de fazer as buscas na web para não cair em sites falsos. Faça a pesquisa, sempre que possível, no site da banca organizadora do certame, ou em site especializado em concurso público que tem, inclusive, notícias sobre os editais que ainda serão publicados. Isso dá uma maior chance para se preparar com antecedência e saber de todas as novidades e dicas sobre a área que pretende atuar.

3. Começar a estudar antes de o edital abrir

Um erro que muita gente comete é iniciar os estudos apenas quando o edital é publicado. Por isso, quem deseja muito uma aprovação no concurso público precisa iniciar os estudos antes do edital abrir. Não sabe como fazer isso? Calma, eu vou te explicar! 

Em primeiro lugar, como já falamos anteriormente, você precisa ter em mente qual área de atuação pretende seguir. Feito isso, é hora de procurar por editais anteriores do concurso que pretende fazer. Geralmente, o conteúdo programático permanece o mesmo, com poucas alterações.

Powered by Rock Convert

A partir disso, é possível iniciar os seus estudos com antecedência. Assim, quando um novo edital for publicado, o concurseiro não vai precisar ficar desesperado sem saber se vai dar tempo de assimilar todos os assuntos que foram descritos no documento. Isso porque ele vai estar com um cronograma bem mais adiantado do que boa parte da concorrência

4. Fazer questões de concursos anteriores

Outra estratégia que tem um grande efeito na hora de aprender a como estudar para concurso público, é fazer questões de certames passados. Essa dica pode parecer óbvia, mas muita gente esquece de pôr em prática, seja por falta de atenção ou pelo cansaço com os estudos.

Então busque fazer uma seleção das perguntas que caíram em provas anteriores e que estão de acordo com os assuntos que você está estudando. Dessa forma, é possível testar os seus conhecimentos e saber se seu aprendizado está sendo efetivo. O que reforça a necessidade de ter que se dedicar a uma determinada disciplina que não está tendo um bom aproveitamento. 

5. Ter organização e planejamento

Esse passo é fundamental para que sua estratégia de estudo dê certo. Portanto, para ter organização e planejamento, comece a dar atenção primeiro às disciplinas básicas. Isso garante que você já tenha uma certa familiaridade nos temas que serão abordados, visto que já possui um certo domínio. 

Estudar de forma alternada é outro ponto importante. Isso garante que não caia na armadilha de esquecer os assuntos que já foram estudados, pois você estará sempre atualizado sobre as matérias. Para isso, busque fazer resumos e anotações, elas ajudarão na fixação do aprendizado. 

Agora, se você deseja ter uma preparação bem mais efetiva, uma boa dica é contar com a ajuda de um coaching para concursos, que o ajudará na organização. Esse profissional tem o papel de auxiliar a elevar sua performance durante os estudos, por meio de metodologias e técnicas que otimizam os resultados em pouco tempo. 

6. Estudar para concurso público com a ajuda de um cronograma

Se você ainda está em dúvida de como estudar para concurso público, saiba que a melhor opção é fazer isso de casa. Isso porque o universo online proporciona conteúdo de qualidade e o aluno não perde aula. Além de conseguir estudar quando quiser, de acordo com a sua programação, sem perder tempo com trânsitos e engarrafamentos.

Entretanto, para que esse aprendizado seja efetivo, é preciso saber montar um cronograma de estudos e cumpri-lo à risca. Para isso, pegue uma folha de papel, faça um quadro e anote os seus horários de dormir, acordar e trabalhar. Em seguida, escreva as horas livres e reserve-as para os estudos dos certames. Contudo, não esqueça de nomear cada disciplina que será abordada neste cronograma, pois dessa forma terá uma maior noção do tempo destinado a cada matéria.

Entender como estudar para concurso público é uma peça-chave para o sucesso de todo concurseiro, visto que ele vai estar a um passo de ter uma vida com mais estabilidade. Por isso, não se esqueça de escolher a área que pretende atuar, estudar editais anteriores, responder questões de certames passados, além de ter muita organização e planejamento. Todos esses fatores o ajudarão a ter um cronograma eficiente para o seu aprendizado. 

Gostou das informações que eu apresentei ao longo do artigo? Então que tal seguir as redes sociais de O Super Professores e ficar por dentro de mais dicas sobre concurso público? Estamos no Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e YouTube. Até já!

Você também pode gostar

Deixe um comentário